Sabemos que iniciar um novo negócio envolve muita burocracia, o que acaba se tornando um grande desafio para os empreendedores brasileiros. São tantos documentos e impostos exigidos, prazos a serem cumpridos, que o processo se arrasta por meses e o sonho do próprio negócio parece cada vez mais distante. Mas você sabia que há formas de tornar todo esse processo mais dinâmico? Aqui estão algumas dicas pra te ajudar:
Utilize plataformas de assinatura digital
Embora os documentos escritos sejam fundamentais para qualquer empresa, depender somente deles é uma opção ultrapassada. Isso porque, atualmente, a tecnologia nos permite utilizar o meio digital para agilizar certos trâmites, o que nos ajuda a poupar tempo no momento de estruturar um novo empreendimento.
É o caso, por exemplo, do processo de colhimento das assinaturas. Enquanto nos documentos físicos é preciso reunir todos os sócios ou ir individualmente até cada um, pela internet tudo fica mais simples. Basta utilizar uma plataforma de assinatura digital e enviar o documento por e-mail. Então, é só seguir o passo a passo indicado pelo próprio site/aplicativo para fazer a assinatura e pronto: documento assinado. Muito mais ágil e prático!
Conheça a Redesimples
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples – é um sistema de formalização de pessoas jurídicas criado pelo próprio Governo Federal. Sua finalidade é diminuir a burocracia dos trâmites relativos a novos negócios, simplificando os procedimentos e tornando-os mais céleres. Através dele é possível realizar a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil.
Tudo isso ocorre por meio da concentração dos responsáveis pelo processo de abertura, alteração e baixa de empreendimentos, pelas inscrições tributárias e pela viabilidade e licenciamento de empresas no ambiente digital. Essa inovação promove não somente celeridade, como facilita a vida do empreendedor, que consegue acompanhar os trâmites realizados na empresa através de uma plataforma digital.
Cadastre-se no Simples Nacional
Se você pretende criar uma micro ou pequena empresa, o Simples Nacional também pode te ajudar a realizar um procedimento mais ágil quando falamos de tributos. Trata-se de um regime tributário compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Através desse regime, o recolhimento dos tributos nele abrangidos é feito mediante documento único de arrecadação – DAS.
Assim, você terá boa parte dos tributos reunidos em um só lugar, realizando um cadastro único e o pagamento de uma taxa diretamente à Receita Federal.
Utilize o SPED
O Sistema Público de Escrituração Digital é uma ferramenta criada pelo Governo Federal. Trata-se de uma plataforma que visa o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas.
Da mesma forma que o Simples Nacional, o SPED poupa o tempo do empreendedor, pois, em uma só plataforma, reúne projetos distintos: a Escrituração Contábil Digital; a Escrituração Fiscal Digital; a NF- e – Ambiente Nacional, além de utilizar a certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, de forma a facilitar o cumprimento das obrigações acessórias pelos contribuintes.
Além disso, quem utiliza o SPED não precisa emitir declarações que geralmente são exigidas, como a DIPJ e o DACON. Assim, você gasta menos tempo formulando documentos e tem mais disponibilidade para investir no crescimento do seu negócio.
Nesse sentido, podemos sintetizar alguns benefícios com a utilização desse sistema, como a redução dos custos com documentos impressos, padronização das informações enviadas à plataforma e minimização da sonegação involuntária.
Conclusão
A burocracia é um mal necessário para a organização das empresas. No entanto, quando se torna excessiva, é preciso buscar meios de aumentar a eficiência das operações para poupar tempo e dinheiro.
Nesse sentido, a opção pelo Simples Nacional e a utilização das plataformas são boas maneiras de contornar essa situação.
Portanto, é fundamental se atualizar quanto às novas legislações tributárias e fiscais, que mudam a todo tempo. Assim sendo, a ajuda de um profissional do direito pode ser muito bem vinda.
Gostou do conteúdo? Conheça os nossos textos do Blog.
Acompanhe também as nossas redes sociais.